ordonez 2015
1-Síntese do complexo de Co(gly)3
(reação)
Adicionamos 0,58g de glicina a 10 ml de solução de Co, em seguida colocamos 5 ml de peróxido de hidrogênio 3% de modo que o H2O2 causou a oxidação do Co, elevando sua carga de 2+ para 3+. Dessa forma, foi possível ocorrer a substituição da água por glicina como ligante do Co. A adição de NaOH foi necessária para controlarmos o pH da solução (entre 10 e 11) de maneira que a glicina pudesse ser ionizada para que a reação ocorresse.
OBS: Agitamos por 5 minutos para que os choques efetivos das moléculas aumentassem, e consequentemente, a velocidade da reação fosse elevada.
2- Síntese do complexo de Coox3
(reações)
Adicionamos 1,55g de k2c2o4h2o a 10 ml de solução de Co, em seguida colocamos 10 ml de peróxido de hidrogênio 3%. Analogamente ao primeiro experimento, o H2O2 causou a oxidação do Co, elevando sua carga de 2+ para 3+. Nesse caso, igualmente ao mecanismo de reação do experimento anterior, houve a substituição da água por oxalato como ligante do Co.
OBS: Aquecemos a solução para que houvesse o fornecimento da energia de ativação necessária para o início da reação. A agitação, assim como no experimento 1, aumentou a velocidade da reação.
(reações)
3-Síntese do complexo de CoCO333-
(reações)
Nesse experimento, fizemos duas soluções. A primeira consistiu em 1,5g de CoNO32H2O em 50 ml de água e 0,5 ml de peróxido de hidrogênio, na qual o h2o2 oxidou o Co de 2+ para 3+. Na segunda, houve a dissolução de hidrogenocarbonato de sódio em 50 ml de água e 0,5 ml de peróxido de hidrogênio, na qual houve uma reação de simples troca.* Quando as duas soluções foram misturadas, o íon cobalto se ligou com o carbonato. Utilizamos um béquer grande para que o gás carbônico liberado pela reação tivesse uma rápida evasão.
OBS: Agitamos por um minuto para que o gás volatilizasse.
4-Síntese do complexo de CoH2O63+
(reações)
Gotejamos 20 ml da solução de CoCO333- a 80 ml de HNO3. O ácido nítrico foi ionizado em