O pH normal do cabelo humano fica em torno de 4
Os cosméticos capilares com pH alcalino são usados para modificar a estrutura externa e interna dos cabelos, abrindo as cutículas a fim de penetrar nos fios. O pH ácido reforça a fibra capilar, age como adstringentes e neutraliza os tratamentos feitos com cosméticos alcalinos.
Ao utilizarmos produtos muito ácidos (pH entre 1 e 2), assim como produtos muito alcalinos (pH acima de 10), os cabelos “incham”, pois as cutículas se abrem e é desta forma que os tratamentos químicos como alisamentos, permanentes e colorações são mais eficazes.
SHAMPOOS ANTIRRESIDUOS TEM PH NEUTRO
O balanceamento entre os dois níveis da escala é importante pois o excesso de produtos alcalinos deixa os fios porosos e os de ácido, os fios mais oleosos. O truque é equilibrar o uso desses tratamentos para evitar que os fios fiquem danificados. Outra dica é investir em produtos de pH neutro, como o do shampoo antirresiduos, que faz uma limpeza profunda nos fios sem interferir nas cutículas do cabelo, deixando-os mais bonitos e saudáveis.
Exemplos de Produtos com Ph Baixo: Shampoo sem Sal Shampoo Neutralizante
Dicas
Na maioria dos shampoos o pH oscila entre 5 e 7, para que o nível der acidez da oleosidade do cabelo em condições normais seja mantida e isso é importante para impedir a sobrevivência de bactérias no couro cabeludo.
O pH da água salgada é alcalino, por isso, cabelos com química devem evitar água do mar.
Shampoos com pH entre 4.5 e 5.5 são indicados para pessoas que têm permanente, possuem o cabelo fraco ou tingido.
Ph das Máscaras e