Revolução Industrial
NATIELE FERREIRA OLIVEIRA
REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
BOSSOROCA/RS
2015
INTRODUÇÃO
A revolução industrial consistiu num conjunto de mudanças tecnológicas profundas na economia que transformaram a humanidade a partir do século XVIII, prolongando-se até os dias de hoje, porém em outros moldes.
DESENVOLVIMENTO
O berço da revolução industrial foi a Inglaterra, seu processo de industrialização teve início por volta de 1760.
Alguns dos fatores preexistentes favoráveis para torná-la pioneira foram:
A expansão marítima, onde obteve uma vasta rede de comércio que integrava diversas regiões.
A supremacia do parlamento sobre a monarquia.
O domínio de comercio mundial com as vendas de produtos manufaturados, principalmente de algodão e lã.
E a pratica de cercamentos ou demarcação, que consiste nos investimentos dos proprietários na melhoria de produção promovendo a modernização dos processos de produção e colheita e a desapropriação maciça de camponeses, transformando a terra em mercadoria lucrativa.
Com os cercamentos, portanto criou se uma força de trabalho numerosa e barata para as minas e na produção manufaturada.
Outro fator foi o desenvolvimento da indústria de base a metalurgia, principalmente a siderurgia, em meados do século XVIII, a produção de ferro triplicou e propiciou a construção de máquinas, pontes, ferrovias e navios, no entanto isso só se tornou possível graças a Pudlagem.
Nas cidades de núcleo urbano a população operária comprimia se em bairros ou cortiços populosos e sujos, sem saneamento básico, já a burguesia optou por bulevares para construir suas mansões suntuosas e caras. O trabalho na era industrial era alienado robotizado, ditado pelas máquinas, transformando a rotina cansativa e monótona tornando o trabalhador vulnerável aos acidentes. Muitas vezes