historia
Sons
AULA DEproduzido
MUSICA
com o corpo.
Os Barbatuques
Consagrados nacional e internacionalmente, os Barbatuques apresentam sua surpreendente, criativa, instigante e bem humorada percussão corporal. O show traz composições originais de percussão corporal que integram linguagens corporais, vocais, percussivas, cênicas e visuais. O espetáculo – denomiando “Corpo do Som”
O grupo de percussão corporal Barbatuques existe há 15 anos. São pioneiros mundiais na técnica de percussão corporal. É provável que até hoje sejam o único grupo no mundo que genuinamente faz o seu trabalho musical a partir do uso do corpo. Pelo pioneirismo e avanço técnico se tornaram referência internacional.
Todo indivíduo tem um corpo sonoro e um imaginário musical próprio. A expressão do som que sai de cada corpo humano é talvez a forma mais antiga de se fazer música e gerar comunicação em diversas culturas”, explica
Fernando Barba, criador do grupo. “Essa “música corporal” revela os sotaques, costumes, códigos de comportamento e tradições de cada povo, em cada parte do mundo”, complementa.
O grupo Barbatuques também é um núcleo pedagógico, que pesquisa e ensina a percussão corporal. Esse
. trabalho foi iniciado pelo músico
Fernando Barba, que se divertia em extrair sons de seu próprio corpo. A brincadeira foi chamada de barbatuques e que logo se transformou em pesquisa.
Tanto como grupo musical quanto como núcleo de professores, o
Barbatuques vem atuando desde
1995 em diversas regiões do Brasil
Sons do
Corpo
Palma estrela:Deixe os dedos muito esticados e bem separados, bata as mãos em toda a sua superfície buscando todos os pontos de contato.
Palma grave:Bata as mãos em concha unindo quatro dedos e separando o polegar deles.
Palma estalada:Bata os quatro dedos (sem o polegar) de uma mão na palma da outra mão relaxada e tire um som estridente e estalado.
Palma pingo:Bata com o