FORMULAS QUIMICAS
FÓRMULAS QUÍMICAS
Uma pequena revisão
As Fórmulas Químicas
2
Compostos são substâncias eletricamente neutras formadas por dois ou mais elementos diferentes cujos átomos estão em proporção definida.
A fórmula química de um composto representa sua composição em termos de símbolos químicos. Nela, subscritos mostram o número de átomos de cada elemento presente na menor unidade representativa do composto. Vários tipos de fórmulas químicas são úteis, as mais importantes são as fórmulas empíricas e as fórmulas estruturais. Moléculas
3
•
•
•
•
Uma molécula é um grupo discreto de átomos quimicamente ligados em arranjo específico.
Alguns elementos ocorrem como moléculas, nestes casos todos os átomos em cada molécula são do mesmo elemento. Exemplos: O2, N2, P4, S8, etc.
Muitos compostos consistem em moléculas. Nesses casos, as moléculas apresentam pelo menos dois átomos diferentes.
Nem todas as substâncias são moleculares, entretanto.
Alguns sólidos e líquidos consistem em grandes agregados de átomos.
Fórmulas Moleculares
4
A fórmula de uma molécula emprega símbolos e
subíndices que indicam o número de cada tipo de átomo na molécula, ela mostra a composição da molécula . Tal fórmula é chamada de fórmula molecular. Exemplos:
Água
H2O
Sacarose C12H22O11
Comentário adicional: As forças entre átomos em uma molécula são tipicamente fortes, e as forças entre as moléculas são geralmente muito fracas. Fórmulas Empíricas
5
A fórmula empírica informa somente o número relativo de átomos de cada elemento de um composto em sua razão mais simples (menores subscritos inteiros possíveis). Exemplos:
Composto
Benzeno
Fórmula Molecular
C6H6
Fórmula Empírica
CH
Glicose
Sacarose
C6H12O6
C12H22O11
CH2O
C12H22O11 *
*Essa fórmula molecular não pode ser reduzida para números inteiros menores, nesses casos, fórmula molecular e empíricas são as mesmas.