Adulteração de Carnes
Lucas Diogo Greff Gresele1
Nathália Rigotti2
Fabiana S., Eva Rita Crestani, Renati Fronza Chitolina3
Centro de Ensino Médio SETREM4
Resumo
Com todo o desenvolvimento, tecnologia e globalização dos dias atuais, a carne se tornou algo perigoso no cotidiano da população. Diversas vezes são realizadas fraudes e adulterações na mesma. Em razão disso, se realizou este trabalho para alertar os riscos que existem ao consumir carnes e embutidos, no que, e o quão grave isso pode afetar na saúde de um indivíduo, como podemos identificar essas adulterações e como devemos agir para evitar e denunciar as mesmas. Este, foi realizado durante as aulas de metodologia da pesquisa, com a ajuda de livros, sites, documentos e revistas digitais e impressas, juntamente com o auxílio dos professores orientadores, envolvendo a área da Biologia, da Física e da Química.
Palavras-chave: Carne. Embutidos. Saúde.
Introdução
Desde a idade média já haviam fraudes em diversos alimentos, tanto de origem animal, quanto vegetal. Ao passar dos anos em que o consumo alimentício foi aumentando, cada vez mais a qualidade e a segurança do consumo desses alimentos foi deixada de lado pra dar prioridade ao lucro, tudo com o auxílio da tecnologia, em que a medida que evolui possibilita que os tais produtores disfarcem suas fraude com muito mais facilidade.
Este trabalho tem como finalidade principal, trazer à tona as fraudes em carnes e embutidos, mostrando os riscos as substâncias nos alimentos pode nos trazer à saúde, junto com alguns detalhes de como e com o que é feita a adulteração e se é possível identificar e pôr um fim nestas fraudes para que os consumidores não precisem mais se preocupar.
Desenvolvimento
O consumo de carne está cada vez mais presente no cotidiano da sociedade atual e, em razão disso, deve-se cada vez mais também ter cuidado com a mesma.
São vários os casos em que as carnes são modificadas ou realizam-se fraudes através delas. Segundo Ferreira