Fraudes de alimentos
As fraudes em alimentos, visando sempre a conferir os maiores lucros, se verificam atraves de varias operaçoes, que procuram ocultar ou mascarrar as mas condiçoes estruturais e sanitarias dos produtos, e atribuir-lhes requisitos que não possuem.
A venda de produtos mistificados esta sujeita a sançoes penais; infelizmente porém, as infraçoes dessas disposicoes são, entre nos, muito mais frequentes de que se julga, por culpa, em grande parte,da deficiente fiscalizaçao dos orgaos competentes.
As fraudes comprometem caracteristicas organoleticas a ás vezes o valor nutritivo dos alimentos, praticas sempre prejudiciais aos interreses dos consumidores.
De modo geral, as fraudes de alimentos são levadas a efeito dos seguintes modos:
Por disfarçe de caracteristicas organoleticas (modificaçoes de cor, sabor e consistencia). Substituiçao de constituintes do produto. Alteraçao ou simulaçao de componentes alimento.
Por subtraçao de constituintes do alimento.
Por adiçao de elemtos estranhos, permitido ou não
Por adiçao de elementos durante a eleboraçao do produtopor subtraçao e substituiçao de contituintes normais, por outros estranhos.
Simulaçao do produto original, substituido por outro de caracteristica parecida
Por simulaçao de produto original, por produto elaborado artificialmente
Por diminuiçao de peso dos alimentos
Por simulaçao de quantidade de alimento
Por apregoaçao ilicita de produto
As fraudes de alimentos e de produtos alimenticios, praticadas em varias modalidades, desde a mais grosseira por sua imediata percepçao, à mais astuta e dificil de ser identificada, se esquadram por suas particularidades, em diferentes tipos.
Tipos de fraudes:
Utilizaçao de pesos viciados;adulteraçao do leite por adiçao de água;fraude na pesagem, por compressao manual do braço da balança;exposiçao de alimentos em melhores condiçoes na frente dos tabuleiros e sua substituiçao no ato da compra, por produtos inferiores, colocados na parte da