Pathy13
534 palavras
3 páginas
Resenha: Existe Alternativa a esse modelo-Fev15Política- Ivan Valente, deputado do Psol-SP.
O artigo puplicado na edição de fevereiro da revista Le Monde Diplomatique e feito pelo deputado do Psol, Ivan Valente, tem como tema central a ortodoxia e o consevadorismo mantido na política brasilera.
De acordo com o testo, a nomeação do Joaquim Levy como ministro da economia só beneficiará a banqueiros e a grande mídia e a de Kátia Abreu na agricultura estimulará o agronegócio e a "motosserra"(desmatamento). Essa ação de Dilma Russef fará com que a credibilidade do governo petista caía, gerando um esgotamento dos seus adeptos, ou seja, perda de parcela considerável do seu eleitorado polular. Essa ação é associadas à ondas conservadoras na América Latina imposta pela grande mídias, por pensadores neoliberais, cuja matriz advém dos EUA e pelo Congresso Nacional contituído por bancadas como a ruralista e a religiosa.
Na conclusão da matéria, Ivan Valente propõe com solução o enfrentamento das ações conservadoras com a mobilização popular quebrando o consenso neoliberal, atacando a concentração de renda, quebra do monopólio dos meios de comunicação, lutando por direitos constitucionais(tarifa zero, educação e saúde públicas de qualidade), denunciação da bancada ruralista, defendendo o direitos humanos e a retirada da bandeira política das mãos da direita e da mídia.
Resenha: Capitães da areia: até quando?
Crianças de rua- Leandro Gavião, doutor em História na UERJ.
No artigo publicado em fevereiro de 2015 pela Le Monde Diplomatique e escrito pelo doutor em História na UERJ, Leandro Gavião possui uma forte crítica a inauteração da situação de meninos de rua ilustrada no livro Capitães da areia em 1937.
O autor diz que assim como na obra de Jorge Amado, a desigualdade social, o abandono e a exclusão das crianças em situação de moradia de rua faz com que estes lutem pela sobrivivência por meios ilícitos. Os assaltos feitos por esses meninos geram propostas de soluções