IVANILDE JOB
Cuba é um país de extrema importância histórica para o continente americano. Foi na região cubana que Cristóvão Colombo chegou, em 1492, acreditando ter alcançado uma pequena ilha da América. O primeiro nome de Cuba foi Juana, em homenagem a um filho da família real espanhola. O domínio espanhol sobre Cuba durou quatro séculos e o país é considerado um dos primeiros no grande processo colonizador hispânico que ocorreu no continente. A região passou a receber o cultivo de açúcar e tabaco, com mão de obra africana. Os primeiros movimentos que aconteceram em direção à Independência de Cuba aconteceram no século XVIII, quando os plantadores de tabaco começaram um movimento rebelde contra a ganância hispânica sobre o valorizado tabaco, movimento este que ficou conhecido como a Insurreição dos Vegueiros.
Objectivo geral
Conhecer o desenrolar da independência de Cuba.
Objectivos específicos
Abordar os antecedentes das guerras de independência de Cuba;
Consolidar a independência de Cuba;
Mencionar os desafios e triunfos da independência em Cuba.
Metodologia do trabalho
Para a realização do presente trabalho vamos utilizar a pesquisa bibliográfica, onde faremos leitura de livros, artigos, assim como sites da internet, a fim de consolidamos o tema em questão com êxito.
1. Localização geográfica de Cuba
Cuba encontra-se situada na America central, mais especificamente no Caribe ou mar das Caraíbas. Território insular composto por um grupo de ilhas a nordeste de Bahamas, sudeste do Haiti e tendo Estados Unidos alguns quilômetros ao norte.
Por mais que se investigue a fundo a história de Cuba, não é possível precisar a origem de seu nome, e diversas teorias e histórias surgem, com destaque para o facto que conta que Cuba deriva do termo taíno cubao (onde a terra fértil abunda), ou da junção de duas palavras do mesmo povo: coa (lugar) e bana (amplo), formando coabana, que mais tarde viria a se tornar Cuba (HTTP://pt.m.wikipedia.org/wiki/historia_de_cuba,