Ordenações Filipinas
1- O tema central do texto é a linguagem prolixa, usada ao judiciário em especial no Supremo Tribunal Federal, que alcança seu auge em julgamentos como o mensalão. Como conseqüência da linguagem prolixa e empolgada ocorre a morosidade judicial enfrentada aos processos.
Do ponto de vista do autor: se fosse utilizada uma linguagem mais clara, haveria um beneficio incalculável para reduzir a morosidade judicial.
Os trechos que justificam minhas respostas são:
Os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário; no Supremo, ainda mais em julgamento momentoso como o do mensalão, chegam ao apogeu. Nem mesmo certas vulgaridades, salpicadas por alguns dos advogados da defesa, alteraram a sensação do leigo de assistir a um espetáculo obscuro e bizantino.
Seria incalculável o beneficio, no sentido de reduzir a morosidade judicial, caso se disseminasse uma disciplina retórica mais objetiva, direta e sucinta. Parece haver tendência recente nessa direção, mas que ainda não alcançou os tribunais superiores, muito menos o Supremo Tribunal Federal.
Dois argumentos:
Um dos argumentos do autor é o fato de que com essa loquacidade, parece que eles adotam uma “estratégia de lentidão” e há prolixidade nos processos; um outro argumento é que os maus hábitos da linguagem empolada e da expressão prolixa continuam a prosperar no judiciário.
2 A- Ele exige em saber quem é o Abraham Lincoln e porque ele fez o discurso em Gettysburg.
B - O conhecimento da atual morosidade que existe no nosso sistema judiciário e o processo de lentidão pelo desejo de inviabilizar o voto.