etica nos negocoios

1151 palavras 5 páginas
A profissão contábil
Na nossa profissão temos duas categorias de profissionais que são: TÉCNICOS EM CONTABILIDADE (Formação em 2º grau), e CONTADORES (Bacharel em Ciências Contábeis formação em Nível Superior), no entanto, ambos são chamados de Contabilistas.
Ao transformarmos o título acima em uma pergunta temos: o que é um profissional Contabilista? Esta é uma pergunta simples, mas de difícil definição, dizemos isto porque não raro me deparo com pessoas que não sabe exatamente o que faz um profissional formado em Ciências Contábeis (Contador). Nossa profissão vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global, diante disto, alguns estudiosos definem a função do contador como um profissional capaz de produzir e/ou gerenciar informações úteis aos usuários da Contabilidade para tomada de decisão.
Podemos observar que o profissional contábil tem que ter um conhecimento diversificado dentro de sua formação para conseguir responder ao mercado de trabalho.
Hoje a área de atuação contábil, espera um profissional capaz de resolver os problemas de sua entidade, problemas estes que vão desde o controle da produção até venda ao consumidor final. Esta exigência vem se consolidando cada vez mais, porque as empresas perceberam que não se pode administrar sem fazer um efetivo controle do patrimônio, e quando isto acontece por parte dos empresários nossos colegas profissionais também vão sendo forçado a mudar o seu foco de atuação, que até pouco tempo era voltado quase que exclusivamente para um único usuário que é governo (fisco).
Consideramos esta demanda um avanço para profissão, porque os nossos cursos de formação superior oferecem respaldo necessário para que o profissional esteja preparado para enfrentar esta nova demanda latente, só para citar como exemplo no Curso de graduação em Ciências Contábeis temos várias áreas do conhecimento que interagem com a formação do contador que são:

Relacionados