papel da sociedade no desenvolvimento da infancia
Maria Dayana da Silva de Araújo 334598
Paulo José da Costa Cavalcante 333967
Ana Maria Costa da Silva 334567
Helena Almeida Ferreira 339511
O PAPEL DA SOCIEDADE NO DESENVOLVIMENTO DA INFÂNCIA
Desafio de aprendizagem da disciplina de fundamentos Filosóficos da Educação do Curso de Pedagogia da Universidade Anhanguera-Uniderp
Manaus/AM
2011
Diversos rostos da infância
De pequeno que se faz o homem, este ditado por tantos repetidos nos remete a uma sabedoria impar do ensinar desde a infância, as crianças por vezes renegada durante a historia hoje tem uma visão mais importante dentro da sociedade, mas a complexidade no mundo em que vivemos nos faz observar tudo com um olhar critico. No contexto da infância o que pode ser feito ou melhorado, como agir para que o papel de todos seja o melhor possível, sabendo que as crianças de hoje serão os adultos de amanhã, como preparar as mesmas para a vida em sociedade, como torna-las cidadãos comprometidos com o bem estar social e comunitário.
Lembramos da infância como a fase mais bonita de nossas vidas, brincadeiras, arte. Alem disso a infância tem uma grande importância na formação do caráter do indivíduo.
O conceito de infância de aceito hoje começou a fortalecer-se no século XXVII, atingindo seu apogeu no século XX, sendo apenas uma miragem antes do renascimento. A infância individualizada esteve ausente da representação iconográfica –túmulos, pinturas religiosas- antes do século XIII. A partir dai, apareciam, no máximo, como adultos miniaturizados. O alto índice de mortalidade infantil desestimulava os sentimentos referentes as crianças: “O sentimento de que se faziam crianças para conversar apenas algumas era e durante muito tempo permaneceu muito forte”.
As crianças, nesse sentido, não estavam dotadas de personalidade integral. Nasciam e desapareciam feito animais domésticos. Eram enterradas no