Onus da prova no direito processual
1. No período primitivo o objetivo da educação era ajustar a criança ao seu ambiente físico e social, através da aquisição de experiência. O que significa isto? Explique:
2. Quem era na educação primitiva considerados os primeiros professores?
3. Diferencie o modelo espartano do modelo ateniense de educação:
4. Na sua concepção qual o papel da educação para o povo romano?
5. No que se refere a educação medieval destaque os pontos principais.
6. No que se refere ao período moderno, destaque as principais contribuições dos movimentos para a educação.
Respostas:
1. A educação nesse momento histórico, tinha objetivo apenas de transmutar o conhecimento e experiência dos mais antigos para as crianças e jovens. Porém sem estes, ficaria difícil a sobrevivência dessas pessoas em grupo. Exemplo: como plantar, pescar, caçar.
2. Quem tinha a referência dos ensinamentos eram seus familiares e os demais que conviviam em agrupamentos.
3. O modelo espartano, viam-na como um recurso da domesticação dos jovens. Seu objetivo maior era formar guerreiros para defender a coletividade. Por outro lado, Atenas, a educação dos seus jovens manteve-se em permanente contradição entre o ideal do gentil-homem, culto e cavalheiresco e o cotidiano igualitário, rude e singelo.
4. O principal meio de educação romana era a família do tipo patriarcal. A mãe também tinha um papel importante, especialmente nos primeiros anos do filho, pois ela ensinava o respeito ao próximo, posteriormente a família não estavam mais adaptas aos novos meios educacionais, assim sendo as famílias das altas classes sociais, hospedavam em sua casa um professor geralmente grego, pedagogos ou autor de obras literárias. Para as necessidades das famílias menos favorecidas surgem às escolas privadas sem interferência do estado, essas escolas são de dois grau