Meio ambiente
Universidade Castelo Branco
Escola da Saúde e do Meio Ambiente
Disciplina de Práticas Investigativas na Escola da S. e do M.A.
Título: Interação farmacológica e do treinamento aeróibico no tratamento do paciente acometido por Diabetes Melitos tipo II.
Rio de Janeiro
Abril/2012.
Título do trabalho: Interação farmacológica e do treinamento aeróibico no tratamento do paciente acometido por Diabetes Melitos tipo II.
Trabalho apresentado para obtenção de nota em A1, da disciplina de Práticas Investigativas, ministrada pelo Prof. Alex Souto.
Rio de Janeiro
Abril/2012.
INTRODUÇÃO
A diabetes mellitus (DM) é uma patologia associada a elevadas taxas de glicose plasmática devido à deficiência ou resistência do hormônio insulina na captação do excesso de glicose pelo músculo e pelo tecido adiposo(Ministério da Saúde. 2006). Esta patologia é caracterizada pela sede excessiva, aumento do volume urinário, comprometimento vascular, visão turva, fadiga muscular e perda ou ganho de peso corporal (Ministério da Saúde. 2006).Há dois tipos de DM, o tipo I, em que o portador é dependente da administração exógena de insulina, e o tipo II, em que o portador não é dependente da administração de insulina (Ministério da Saúde. 2006).
O diabetes mellitus tipo II (DM II) abrange cerca de 95% do total de pacientes portadores desta patologia. Este tipo de DM apresenta fatores de risco associados à idade (indivíduos com mais de 40 anos de idade), ao sobrepeso (índice de massa corporal > 25 kg/m2), aos sedentários e ao histórico familiar da doença (Adolpho Milech A, Forti AC, et al. 2006). Mundialmente, cerca de 150 milhões de pessoas sofrem de DM II e este número tende a aumentar cerca de 80%nos próximos