Onibus 174
A participação da sociedade nessa situação se aplica em todos os pontos, pois se a população não tratasse as pessoas que moram na rua com discriminação, como se fossem o lixo da sociedade, e buscassem ajuda-los essa situação poderia ser bem diferente, pois o reconhecimento que ele buscava seria suprido pela ajuda mutua da sociedade.
Weber diz que toda conduta humana dotada de um significado subjetivo dado por que a executa, o qual orienta seu próprio comportamento tendo em vista a ação, passa presente ou futura. O que se apresenta bem claro no filme, onde Sandro busca desesperadamente reconhecimento social, e planeja um sequestro para conseguir esse reconhecimento.
Já Marx, divide ação social em quatro ações fundamentais, ação social racional com relação a fins, ação social com relação a valores, ação social afetiva ou ação social tradicional, Sandro age de acordo com a ação social com relação a valores onde ele não se orienta pelos fins e sim pelo valor daquilo, no caso ele entra naquele ônibus sem pensar nas consequências só queria o reconhecimento social.