onibus 174
DANIELLY JEISSY PEREIRA - 201465500
FILME: ÔNIBUS 174
Trabalho apresentado como requisito parcial para aprovação na disciplina de Psicologia do curso de Serviço Social da Faculdade Projeção Ceilândia.
CEILÂNDIA – DF
2014
Abaixo seguem as questões que devem ser respondidas, com base no filme e na teoria da Psicanálise. Procure utilizar em suas respostas aspectos teóricos da Psicanálise, evite uma linguagem do senso comum ou apenas resumir o filme.
1 – De que forma a presença de Sandro no evento conhecido como Chacina da Candelária e eventos acontecidos em sua infância contribuíram para estruturação de sua personalidade (considere as fases do desenvolvimento sexual infantil para subsidiar sua resposta)?
Na minha concepção, a estruturação de personalidade de Sandro teve contribuição com os fatos que aconteceram em sua infância, tanto na chacina quanto a morte de sua mãe que foi assassinada em sua frente aos 6 anos de idade, ou seja, perdeu seu porto seguro, não conhecia seu pai e ainda sobrevive de uma chacina. Ele passou por um estado de tensão e buscou através de um “objeto” a eliminação desse estado. Fazendo que se torne agressivo.
2 – Qual mecanismo de defesa pode estar presente na situação em que Sandro se recusa a ir ao enterro de sua mãe?
Recalque, pois ele prefere não ver a mãe e “não saber” o que ocorre, eliminando o uma parte da realidade.
3 – Analise a conduta dos policiais militares que asfixiaram Sandro na viatura, com base na estrutura psíquica proposta por Freud (considere a estrutura da personalidade para subsidiar sua resposta: Id, Ego e Superego)
Os policiais usaram da autoridade e das exigências em que a população daquela ocasião que queriam espanca-lo (desejavam a morte de Sandro), o Ego veio no procurar dar conta da situação que não posso deixar de pensar que era um prazer para os policiais ver aquele sujeito morto.