As Redes Sem Fio
O crescimento expressivo de dispositivos móveis e serviços associados, aliado a busca constante pela informação, seja ela pessoal ou empresarial cria um novo paradigma, a Internet
Móvel. A infraestrutura empregada nas tecnologias de comunicação está em constante evolução. Assim, para se tirar proveito de todas essas facilidades oferecidas pelos dispositivos móveis é necessário que a maioria dos locais possua cobertura de sinal. É visível a praticidade de uma rede de comunicação sem fio em comparação a redes cabeáveis. A cobertura de sinal que proporciona essa comunicação é tão importante quanto, por exemplo, o tempo da bateria de um notebook. De nada adianta um equipamento em que a bateria permaneça horas em atividade, se a mobilidade proposta por esse dispositivo não ocorre pelo simples fato de ficar preso a um cabo.
Atualmente, as redes sem fio padrão IEEE 802 (Gast e Loukides, 2002), estão espalhadas nos mais diversos lugares (escritórios, bares, restaurantes, parques, entre outros) facilitando o acesso à rede por parte dos usuários. A instalação deste tipo de rede em pequenos ambientes é uma tarefa relativamente simples, pois normalmente deseja-se cobertura total do local e apenas um equipamento já é suficiente para essa cobertura.
Ao mesmo tempo em que propicia mobilidade, as