O ônibus 174
Giovana Bonagura Bonini
O caso do Ônibus 174
Curitiba Setembro/ 2012 SUMÁRIO
1.0 INTRODUÇÃO...............................................................3
2.0 O CASO.........................................................................4
2.1 O PERSONAGEM.........................................................5
2.2 DOCUMENTARIO..........................................................6
2.3 A NOTICIA NA TV..........................................................8
3.0 CONCLUSÃO.................................................................9
1.0 INTRODUÇÃO
No dia 12 de junho de 2000 no Rio de Janeiro, ocorreu o caso do Ônibus 174, onde um menino de 18 anos chamado Sandro havia sequestrado um ônibus no bairro Jardim Botânico e feito reféns, portando um revólver calibre 38 nas mãos.
No local havia uma imensa multidão e várias câmeras de diferentes emissoras acompanhando o caso, causando pânico e terror em todos, e com essa situação o caso gerou uma grande repercussão em todo país.
O diretor Jose Padilha no ano de 2002 fez um documentário sobre o caso, ele construiu uma narrativa dupla que mostra o desenrolar do sequestro e a trajetória pessoal de Sandro intercalados com depoimentos. A família, a tia e alguns amigos são entrevistados, além de policiais que participaram da operação, alguns reféns, o viúvo da vítima e, até, um assaltante “profissional”. O filme também faz uma critica ao despreparo da policia, no qual obteve muitas falhas ao longo do processo, e que por descuido de um soldado acabou efetuando dois disparos em uma das reféns, e causando o sufocamento desnecessário do bandido, já imobilizado.
O artigo O Ônibus 174: entre o documentaria e o telejornal feito por