Olho por olho no direito: abordagem juridica e histórica na antiguidade .
A Mesopotâmia localiza-se no território do atual Iraque, no vale fluvial do Eufrates e doTigre. Foi o cenário do desenvolvimento de povos do mundo antigo, fundada pelos Sumérios e habitada também por Assírios, Babilônicos e Caldeus, favoreceu o florescimento de uma civilização que deixou grande influência.
Já a história dos hebreus é baseada quase que totalmente na Bíblia, que de fato, pode servir como documento, mas não como prova histórica. Há discussões infindáveis a esse respeito. Davi foi o verdadeiro fundador da monarquia hebraica. Quando morreu quem herdou o trono foi seu filho Salomão.Este rei transformou Jerusalém, que era uma cidade simples, numa magnífica capital. Para arcar com tantas obras ele aumentou os impostos o que não agradou o povo.
O direito mais antigo foi exclusivamente consuetudinário, tendo por origem, geralmente a decisão tomada um dia por um chefe ou uma sentença. O estado natural de vida, anteriormente baseado no nomadismo, perdia espaço, para as formas de organização social dotadas de governos centralizados, alicerçadas em governos teocráticos. Sentindo uma necessidade de tornar mais amplo os ordenamentos, relacionados as relações humanas e sociais foi criado as leis .
Um dos primeiros e principais métodos de lei escrita foi o código de Hamurab que era caracterizado pela Institucionalização da Lei de Talião – Mais conhecida como ‘’Olho por Olho, Dente por Dente’’ , que mostra que a justiça era como um corretivo, aplicada pelos Babilônicos, pela administração da Justiça em caráter semi-privado, a Desigualdade perante a lei (o código dividia a população em 3 classes, a aristocracia, os cidadãos comuns, os servos e escravos. O que possibilitava aplicar as penas de acordo com sua classe social, sempre levando em conta a vítima e o agressor.), e A distinção entre o homicídio acidental e o intencional. O código almejava manter uma cultura social comum entre os