Concreto com Resíduos
FORMAIO, Franceli¹;SARTURI, Indiamara²;SILVA, Pâmela Jaíne Silva da³ RESUMO
Resíduo tornou-se um grande problema devido a sua intensa multiplicação. O crescimento populacional impulsiona para que a indústria intensifique sua produção, nesse processo acelerado a demanda de produtos faz com que resíduos sejam gerados, sendo fontes poluidoras do meio ambiente. Portanto, em busca da sustentabilidade a engenharia sendo também causadora do impacto ambiental, vem através de estudos agregar esses resíduos no concreto, produto o qual é consumido cada vez mais pela humanidade em suas construções. Resíduos de construção e demolição, garrafas pet, escória de alto forno e cinza volante vem sendo soluções adotadas na produção do concreto, visando à redução de custo e energia. Em função da escassez da disponibilidade de recursos naturais, opta-se por um concreto sustentável.
Palavras-Chave: Resíduo. Concreto. Sustentabilidade. Engenharia. Reciclagem.
1 INTRODUÇÃO
O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica, que tem como principal finalidade tentar esclarecer de maneira simples, a utilização de resíduos no concreto e suas principais diferenças com relação ao concreto convencional.
De acordo com Brito Filho (1999 apud Watanabe,2008, p. 36):
Os materiais descartados pelas obras de construção civil que são gerados nas cidades constituem em verdadeiras jazidas de matérias-primas que não aproveitas e causam grandes prejuízos à qualidade de vida de seus habitantes além de criar uma imagem negativa para as administrações públicas. A questão dos entulhos de construção civil pode ser uma alternativa interessante para os municípios que sofrem com as transformações urbanas e que se deparam com problemas de gerenciamentos dos rejeitos de construção civil.
Angulo e Figueiredo (2011) explicam sobre a importância da utilização de agregado reciclado de RCD como sendo uma necessidade primária para o setor