resenha
Manufatura: é um processo de produção de bens em série padronizada, ou seja, são produzidos muitos produtos iguais e em grande volume, por meio de máquinas, ferramentas e trabalho.
O processo pode ser manual: ou com a utilização de máquinas. Para obter maior volume de produção é aplicada a técnica da divisão do trabalho, onde cada trabalhador executa apenas uma pequena porção da tarefa. Assim, especializa-se e economiza movimentos, o que vai conferir a maior velocidade de produção.
As manufaturas surgiram durante a Revolução industrial. Eram pequenas oficinas já com produção em série, porém com trabalho praticamente manual. As fábricas ou indústrias tinham porte e mecanização muito maior. Atualmente não existe mais esta distinção, e o termo manufaturado é sinônimo de industrializado.
No contexto da economia, na manufatura é iniciada a hierarquização das forças de trabalho em mais qualificadas e menos qualificadas. Os trabalhadores com maior qualificação costumam ter mais necessidade de esforço mental do que os que ocupam cargos menos qualificados. Nessa diferenciação qualitativa surge a diferenciação de salário a receber, além de um conhecimento menor dos procedimentos de produção por parte dos que tem qualificação inferior.
É uma das condições da introdução das maquinas para substituir o trabalho. Elas não surgem como alternativa á falta de mão-de-obra, mas para restringir o uso da força de trabalho a proporções adequadas ás necessidades de reprodução do capital.
Restringir (limitar, diminuir, estreitar).