Olhar para o desenho
PLANEJAMENTO
Proposta: A Linha Gráfica: Pesquisa de materiais gráficos e suportes inusitados.
Mini grupo I – A
Objetivos:
* Conhecer outras possibilidades de uso do carvão * Apropriar-se de diversas posições corporais * Incentivar e desenvolver o hábito de desenho, estimulando assim a fantasia da criança. * Estimular a coordenação da criança e a criatividade * Desenvolver a capacidade da criança de identificar diferentes objetos e movimentar-se no espaço com facilidade.
Organização do tempo da atividade da criança:
Na entrada a professora irá organizar os materiais que serão utilizados para atividade, que acontecerá das 08h30minh ás 09h00minh.
Organização do espaço e dos materiais para a atividade das crianças:
Na roda da conversa o educador irá apresentar o carvão e discutir com as crianças sobre suas utilidades, após propor para as crianças desenhos livres utilizando o mesmo. Os materiais utilizados para a atividade serão: carvão e papel sulfite, o carvão será distribuído para cada criança no momento da atividade. Utilizaremos o espaço da lateral ou a sala, o papel será fixado na parede.
No primeiro momento as crianças desenharam em pé, após, será distribuídas novas folhas para os mesmos desenharam nas posições que desejarem (em pé, deitados e sentados).
Expectativas de participação:
As crianças desenvolveram a atividade juntos, mas com folhas de sulfite individuais.
Observação:
Na roda de conserva as crianças demonstraram conhecimento do carvão no seu cotidiano, afirmaram que em casa é utilizado para fazer churrasco, mas nunca tinham utilizado para desenhar.
Na lateral depois de fixar as folhar, distribui os pedaços de carvão para cada criança e todos não hesitaram em iniciar os desenhos.
Observando os desenhos das crianças constatei formas linhas verticais e horizontais, representação de animais e pessoas.
Na sala conversamos sobre a atividade, as crianças disseram que gostaram de