Repertório plastico
FUNDAMENTOS PARA REVISÃO DO REPERTÓRIO PLÁSTICO
EIXO TEMÁTICO NO 1: O ENSINO DE ARQUITETURA NOS DISTINTOS CICLOS DE APRENDIZAGEM E ÁREAS DE CONHECIMENTO.
DESENHO, PLÁSTICA, VANGUARDAS MODERNAS, CORPO, ESPAÇO.
Prof. Dr. Fábio Lopes Souza Santos, Prof. Dr. Paulo César Castral
Disciplinas: Desenho de Arquitetura, Plástica
Curso de Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
São Carlos, São Paulo, Brasil.
Av. Trabalhador Sãocarlense, no 400, Centro, CEP 13566-590, Fone: (55) (16) 3373-9311. sotosantos@uol.com.br, pcastral@sc.usp.br
O presente texto tem como objetivo analisar o processo de revisão das práticas de desenho dos alunos ingressantes no Curso de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (CAU-EESC-USP), tendo em vista que seu repertório cada vez mais revela o uso de linguagens estruturadas na repetição de modelos, seja aqueles pertencentes à uma redução estilística da tradição das belas artes, caracterizados pela figuração fiel do real, seja aqueles fundados nas escolas de mangas, caracterizados pelas tipologias pré-estabelecidas.
A abordagem considera como condicionantes na estruturação da proposta atual o recorte teórico das vanguardas artísticas modernas, bem como a atualização na relação com os meios técnicos. As opções têm por objetivo fundamentar uma revisão não só dos modos de representação em si, mas discutir a diferentes formas de construção do olhar inerente aos procedimentos confrontados. Parte-se da representação dos objetos na sua condição de elementos individuais para se chegar à representação dos objetos diluídos pelo processo perceptivo, onde se revelam as relações que caracterizam o espaço na abordagem própria das proposições das vanguardas modernas.
O lugar da disciplina de desenho no CAU-EESC-USP
O projeto do CAU-EESC-USP existe desde 1964, no entanto, sua implantação só ocorrerá de