prejeto artes
Elaboração: Anamélia Bueno Buoro
Organização: Professora Béldia Cagnoni
Objetivos Gerais:
Valorizar a expressão singular do aluno, desenvolvendo sua percepção visual e imaginação criadora, para que ele se sinta como individuo integrante de uma cultura.
Ampliar o repertório de leitura e construção de imagem por meio das leituras de mundo e das imagens da Arte.
Introduzir o conhecimento da Arte por meio da leitura de obras e de visitas a museus, galeria e ateliês de artistas.
Objetivos específicos:
Desenvolver no aluno a percepção visual do mundo e da obra de arte, ampliando seu repertório visual e gráfico, contribuindo para a construção de um olhar crítico no exercício de sua cidadania. (Pág. 16)
Sensibilizar o olhar da criança e ampliar seu repertório imagético, criando uma consciência mais crítica da sociedade em que vive, podendo assim, quando adulto, agir mais conscientemente na sua transformação. (pág. 17)
Compreender a leitura visual como tradutora da visão de mundo de cada leitor, uma vez que o repertório individual também está incluso neste processo de tradução, sintonizado com a particularidade de visão do autor. (pág. 17)
Recuperar o homem como ser global. Para tanto, é preciso resgatar a dimensão do homem como ser social e cultural, leitor e intérprete, criador e criatura. (pág. 31)
Expressar-se por meio da Arte, manifestando seus desejos, expressando seus sentimentos, expondo enfim sua personalidade. Livre de julgamentos, seu subconsciente encontra espaço para se conhecer, relacionar, crescer dentro de um contexto que o antecede e norteia sua conduta. (pág. 33)
Favorecer a autoconfiança, a capacidade de enfrentar desafios, o autoconhecimento e a imaginação criadora, a fim de resgatar a criança inventiva. Para tanto, é necessário realizar um trabalho significativo, compromissado com qualidade e melhoria da Arte na
Educação, por meio de um processo ativo, que vincule os sujeitos aos objetos de
conhecimento,