Estudo Psico
BERGAMINI, C. W. Capítulo: A psicologia do comportamento organizacional
1. Entender o que é Psicologia e suas características como ciência.
Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...
2. Compreender as transformações sobre o enfoque do comportamento humano nas organizações nos diferentes períodos (Era Clássica, Escola de Relações Humanas, Escola Comportamental, Modelo Sistêmico, Sistemas Abertos e Teoria da Contingência).
3. Que críticas podem ser feitas à forma como a escola taylorista encarava o comportamento das pessoas nas organizações?
Tinha por objetivo resolver os problemas que resultam das relações entre os operários, como conseqüência modificam-se as relações humanas dentro da empresa, o bom operário não discute as ordens, nem as instruções, faz o que lhe mandam fazer. A gerência planeja e o operário apenas executa as ordens e tarefas que lhe são determinadas.
4. Em qual escola da Administração começou-se a pensar no aspecto humano nas organizações?
Escola das Relações Humanas
5. "A melhor maneira de analisar o comportamento organizacional é através de uma abordagem contingencial." Desenvolva um argumento para apoiar essa afirmação.
TEORIA DA CONTINGÊNCIA: Onde ocorreu o deslocamento da visualização de dentro para fora da organização. Tudo depende das características ambientais para a organização. Os sistemas culturais afetam as organizações. Essa teoria é um passo além da teoria de sistemas em Administração. Ela procura compreender como operam outras organizações. A abordagem contingencial conclui que os fatores ambiente e tecnologia são fundamentais para o equilíbrio e ponderação dentro das organizações, podendo tais aspectos atuarem como oportunidade ou