teoria
Índice
Introdução
Neste presente trabalho abordaremos sobre a Teoria dos Jogos e Oligopólio, iremos relacionar a história da Teoria dos Jogos com as aplicações no mercado competitivo. É um ramo da matemática aplicada que estuda situações estratégicas onde jogadores escolhem diferentes ações na tentativa de melhorar seu retorno.
A teoria dos jogos distingue-se na economia na medida em que procura encontrar estratégias racionais em situações em que o resultado depende não só da estratégia própria de um agente e das condições de mercado, mas também das estratégias escolhidas por outros agentes que possivelmente têm estratégias diferentes ou objetivos comuns. Abordaremos também o uso da teoria aplicada em oligopólios, o que a teoria dos jogos aplicada a situações de oligopólio permite, em termos de estratégia e conhecimento de mercado competitivo. A representação dos jogos, os diferentes tipos de jogos, e as estratégias utilizadas para cada tipo também serão informadas no decorrer do trabalho.
Além disso, explicaremos sobre os usos da teoria dos Jogos, a qual é utilizada para conhecer, previamente, o melhor resultado para os jogadores diante das estratégias praticadas.
O trabalho finda, com um exemplo sobre a teoria dos Jogos: o Dilema dos Prisioneiros e também sobre o equilíbrio de Nash, o qual é uma situação em que os participantes escolhem uma melhor estratégia levando em conta as estratégias escolhidas pelos demais agentes. Este trabalho visa mostrar que em um mercado competitivo e sempre em busca de objetivos comuns é difícil manter a cooperação entre as partes, mesmo quando esta é mutuamente benéfica.
Desenvolvimento
Carol A historia da Teoria dos Jogos, o que é?
Manu Oligopólios:
Manu Representação dos jogos
Thai Tipos de Jogos:
Tipos de Jogos
Simétrico e Assimétrico
Um jogo simétrico é um jogo onde o pagamento para os jogadores