Estudo Dirigido Psico Ambiental
1. Descreva os conceitos importantes estudados na Psicologia Ambiental.
Percepção ambiental: refere-se às formas de obtenção e reunião das informações sensoriais percebidas, através da visão, audição, olfato, tato e paladar. É algo de global por um lado, e por outro algo seletivo. Seletivo, visto a existência de limitações físicas, psicológicas ou sociais, além de processos de adaptação e habituação ao local, situação ou fator, levando o sujeito a ignorar as informações ao longo de um tempo, como é o caso da poluição nas grandes metrópoles e seus moradores.
Cognição ambiental: refere-se à aquisição, armazenamento, organização e recordação dos lugares, distâncias e disposições que podem ser espaciais, ou possuir uma conotação emocional suscitada por aquela significação pessoal do local. Ambos percepção e cognição ambiental representam em certa medida um continuum, em que a percepção do ambiente, é imediatamente seguido por sua cognição, em que o percebido é organizado e assim recordado daquilo que foi anteriormente tido como experiência em tal ambiente, seja interpretação, emocional ou não.
Estresse ambiental: é uma perturbação da relação pessoa-ambiente, variando a partir da interpretação subjetiva que a pessoa denota a situação, denunciando que a pessoa necessita adaptar-se as condições ambientais, sendo seu nível variável a partir da previsibilidade do elemento estressante, a importância da fonte de estresse, a periodicidade e a duração da exposição.
Atitudes pró-ambientais: Seriam Comportamentos, formas de ação voltadas para a preservação ou degradação do meio ambiente, dado considerarem a Psicologia Ambiental como uma área de estudo da degradação do meio ambiente. Assim atitudes pró-ambientais referem-se àquelas que visam à preservação, comprometidas com o meio ambiente, estando ai o papel do psicólogo ambiental, em promover tais atitudes, em um âmbito da educação ambiental.
Desenvolvimento sustentável: