24 08
ARTES NA INFÂNCIA
PROJETO DE RESPONSABILIDADE SOCIAL
Adquirir brinquedos para o dia das crianças e entregar em uma escola do munícipio de
Rondonópolis.
Fazer uma peça de teatro e no dia da entregar dos brinquedos fazer a apresentação.
Desde a pré-história, os seres humanos produzem formas visuais, utilizando símbolos particulares constituídos socialmente para exprimir mundos subjetivos e objetivos. Ao transportarem suas visões, bagunçam o mundo natural por meio das diferentes modalidades que abarcam as artes visuais, como o desenho, a pintura, a escultura, a fotografia, a gravura, o vídeo, a instalação, a performance, etc.
Mesmo com todas as inovações tecnológicas a que temos acesso, não existe um substitutivo para a criação artística, assim como não há substituição para brincar e sorrir.
A maioria dos adultos esqueceu dessa linguagem tão rica e prazerosa que foi deixada para trás por volta dos sete ou oito anos, quando saiu da escola infantil e passou para a escola que valoriza mais a linguagem verbal(escrita e falada).
Quando o professor corrigi o desenho de uma criança faz com que as crianças desde muito cedo as crianças começam a criar os chamados estereótipos.
É fundamental que os professores se deem conta de que suas representações visuais influem no modo como as crianças produzem sua visualidade. Para que as crianças tenham possibilidade de se desenvolver na área expressiva, é imprescindível que o adulto rompa com seus próprias estereótipos e consiga realizar intervenções pedagógicas no sentido de trazer à tona o universo da expressão infantil. Segundo Madalena Freire (1995, p.105), é preciso criar espaço onde esse educador entre em contato com seu processo criador em outras linguagens- verbal e não verbal -, apurando seu ser sensível. Espaço de desvelar/ampliar seus referenciais pessoais e culturais para exercitar também a organização, a sistematização e a apropriação do pensamento.
As