Fichamento Maricato
CURSO DE ENGENHARIA CIVIL
ARQ 5515 – URBANISMO
Fichamento sobre trecho do livro “As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias”
MARICATO, Ermínia (2000). As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias: planejamento urbano no Brasil. In: Arantes, Otília; Vainer, Carlos; Maricato, Ermínia, orgs. A cidade do pensamento único: desmanchando consensos. Petrópolis: Vozes, pp. 121-192.
O trecho Planejamento urbano no Brasil do livro As ideias fora do lugar e o lugar fora das ideias, da professora Ermínia Maricato, relata a história do planejamento urbano brasileiro. É narrado a trajetória do planejamento urbano no Brasil, em que época ele começou, como se desenvolveu ao longo do tempo, e o porquê dos inúmeros problemas que a sociedade brasileira enfrenta na infraestrutura urbana. Este texto relata o início do planejamento urbano no Brasil e compara o problema dos planos diretores da época com os da atualidade, depois comenta que mesmo com a mudança em 1988 com a nova Constituição, alguns problemas continuam, e por último mostra que, mesmo tendo falhado em alguns pontos no passado, o planejamento urbano é fundamental para o combate às desigualdades no sociedade brasileira.
No trecho 4. No Brasil: A matriz postiça ou o “Plano Discurso” a autora apresenta fatos para comprovar que antes da Constituição Federal de 1988 o Brasil, apesar de possuir planos urbanísticos, infelizmente não os seguia. De acordo com Maricato, o planejamento urbano brasileiro surgiu através das propostas de embelezamento e melhoramento das cidades, estas realizadas em meados de 1900. Segundo a autora, tivemos no ano de 1903 o único plano urbanístico a ser cumprido integralmente, o plano Pereira Passos para o Rio de Janeiro, e após este, vários planos que falharam em magnitudes diferentes. Nos anos de 1930, surgem os “plano-discurso”, que Maricato define como planos que escondem ao invés de mostrar, pois escondiam as direções tomadas pelas obras e