Mapa conceitual- Egito e
2). Egito antigo-Agricultura e criação de animais estendia-
3) Teocracia e Sociedade Egípcia:
4) Escrita/poder e além da vida: - O
tinha grande variedade de formações sociais ,porém o processo de ressecamento obrigou esse povo a migrar
,eles se dirigiram para o vale do Nilo,vale Níger e bacia do
Chade. Por causa do intenso calor os antigos dividiram o ano e 3 estações com aproximadamente 4 meses cada,Egito e Núbia são ligadas entre si pelo Nilo formando
3)Trabalho e Irrigaçãofkfffjf um único vale. A desertifica- ção do Egito foi um fator importante para o desenvolvimento dos núcleos humanos.
se pelos lados do Nilo,ente 3300-3100 A.C , uma configuração foi criada na região: delta onde existia uma grande quantidade de terras aráveis ,pastos epântanos, e o vale com estreita faixa de terra arável.O sistema de irrigação egípcio era diferente do mesopotâ-mico e teve um papel importante na formação das comunidades conhecidas como nomo sob a liderança do nomarca,as comunidades tinham facilidade de comunicação através do Nilo, os egípcios acreditavam na vida pós morte e cada nomo tinha um totem(objeto, animal ou vegetal sagrado geralmente eram animais pratica chamada de antropozoomorfismo. Chefes tinham que ser fortes e trazer prosperidade e estavam associados ao totem de sua comunidade.Ocorreu uma divisão dos nomos em duas confederações: uma ao norte e a outra no sul.Alto Egito(Sul):
:capital Hieracômpolis,ia da 1º catarata do Nilo ate Menfis,alta coroa branca e flor de lótus eram seus símbolos.Baixo Egito(norte)capital era Buto,compreendia a região delta do Nilo.Baixa coroa vermelha e o papiro eram suas insígnias .
No fim de IV A.C a bacia do Nilo tornou-se um estado centralizado,onde quase 3 mil formou-se uma teocracia(organização vinculada as normas e autoridades religiosas)tudo dependia do faraó e seu poder era ilimitado.Acumulação de excedentes colocados em mãos de um monarca que era considerado o próprio deus.A