ANTES DE SOCRATES MATERIAL DE ESTUDO
Atividade de Equipe: Leiam atentamente o texto e produzam um mapa conceitual com no mínimo oito estradas, de modo que cada membro do grupo deverá explicar ao menos uma delas.
Critérios de avaliação: Capricho na produção da obra, dedicação para explicar as estradas, coerência com o texto lido, criatividade, capacidade de associar o conteúdo com elementos da vida cotidiana.
Antes de Sócrates
1- A filosofia começa quando alguém faz uma pergunta de caráter geral, e o mesmo acontece com a ciência. Os primeiros a evidenciar este tipo de curiosidade foram os gregos. A filosofia e a ciência, como as conhecemos, são invenções gregas. O advento da civilização grega que produziu tal explosão de atividade intelectual é um dos acontecimentos mais espetaculares da história. Jamais ocorreu algo semelhante, nem antes nem depois. No curto espaço de dois séculos os gregos produziram na arte, na literatura, na ciência e na filosofia uma sombra torrente de obras-primas que estabeleceram os padrões gerais da civilização ocidental.
2- A filosofia e a ciência começaram com Tales de Mileto, no início do século VI a.C.. Que teria acontecido antes para desencadear esse repentino desabrochar do gênio grego? Precisamos descobrir a melhor resposta possível. Com a ajuda da arqueologia, que deu grandes passos desde o século XIX, podemos fazer uma avaliação bastante exata do desenvolvimento do mundo grego.
3- Em comparação com outras civilizações do mundo, a grega é recente. As do Egito e da Mesopotâmia são vários milênios mais antigas. Essas sociedades agrícolas cresceram nas margens dos grandes rios e seus governantes eram reis divinizados, uma aristocracia militar e uma poderosa classe de sacerdotes que presidiam os complexos sistemas religiosos politeístas. A maioria da população era constituída de servos que trabalhavam a terra.
4- Tanto o Egito quanto a Babilônia legaram certos conhecimentos, mais tarde aproveitados pelos gregos. Mas nenhum