Unidade 1- Historia Africana
Caderno de
Referência de
Conteúdo
CRC
1. INTRODUÇÃO
Seja bem-vindo à disciplina História da África. Nela estudaremos o significado da palavra "diversidade", uma vez que a história do continente africano é muito rica e variada, assim como também o são os povos que habitam o continente desde tempos imemoriais.
Nosso caminho está cheio de idas e vindas no tempo. Partiremos das divisões políticas regionais da África atual para conhecermos a situação atual do continente e, sobretudo, para termos a exata noção de que a construção, a demarcação e a territorialização desse mapa é relativamente recente. Angolanos, congoleses, ruandeses, sul-africanos, argelinos, marroquinos, entre tantas outras nacionalidades atuais são, antes de tudo, estabelecimentos históricos. Não são naturais e nem sempre foram assim.
Depois disso, mergulharemos no poço profundo do passado pré-histórico do continente, a fim de conhecermos as teorias científicas sobre a origem da espécie humana, especialmente a teoria da evolução que muito provavelmente teve início na África.
18
© História da África
Ressalta-se que a teoria da evolução, que surgiu no século
19, bem como as outras teorias científicas sobre o homem formuladas no século anterior terão influências significativas nos destinos do continente africano.
Antes de discutirmos isso, é importante saber que a próxima etapa do estudo terá como focos dois pontos importantes: o primeiro deles refere-se aos povos que habitavam o continente africano antes do período das colonizações. Serão analisadas suas culturas e, especialmente, suas línguas, uma vez que expressam de maneira singular as diversas visões de mundo dos africanos. Já o segundo ponto remete-se à influência de membros desses povos na formação da cultura brasileira. Eles foram trazidos à força ao Brasil e, a despeito disso, contribuíram de maneira única como agentes ativos e participantes da construção da cultura e da sociabilidade brasileira. Ainda sobre essa temática, você terá a