O desenho no desenvolvimento infantil
Didáctica do Desenho
O desenho no desenvolvimento infantil
Lisboa
2013
Didáctica do desenho
O desenho no desenvolvimento infantil
Elisângela O. Santos
Resumo:
O objectivo deste trabalho é repensar no que se entende por desenho e na prática dos métodos adoptados, para que assim possamos compreender o desenho infantil e suas evoluções, com um olhar diferenciado diante das produções infantis e a importância do papel do professor no desenvolvimento intelectual, social, emocional e perceptivo.
O desenho representa uma visão de mundo e uma consciência de si mesmo. Para isso o professor precisa ter um olhar aguçado sobre o desenho de uma criança pois é nele que reflecte o nível do desenvolvimento cognitivo afectivo-emocional de uma criança e é neste ponto que se tem o diferencial no contexto educacional.
Palavras-chaves: Educação infantil. Desenvolvimento. Desenho
Introdução:
“A linha de um desenho não imita o visível, mas sim cria o visível”
Paul Klee
O que dizer sobre didáctica do desenho, um tema complexo como este. Dizer que tudo é desenho não é certamente a mesma coisa que dizer que há desenho em tudo.
O desenho é uma linguagem comum na nossa cultura, que faz parte do nosso imaginário. Na infância desenhar não é um ato de representar apenas, é uma acção, é o meio para a apropriação do mundo.
Em idades mais avançadas o desenho é capaz de traduzir experiências interiorizadas que fazem parte do emocional do individuo, se transformando num desenho expressivo.
No desenho as nuances são inúmeras, o essencial em qualquer desenho é conciliar o racional e o intuitivo.
Existem expressões que são características de cada idade e de cada personalidade, temos um tempo para amadurecer, diferentes níveis de vivencia e compreensão, mas em cada um a estruturação de um conteúdo é mais ou menos consciente do que se vê, do que se recorda, e do que se quer representar.