Diversos
Durkheim nasceu na Épinal, França em abril de 1858 e faleceu em novembro de 1917, vivenciou a Primeira Guerra Mundial e foi um dos responsáveis por tornar a sociologia uma matéria acadêmica, sendo aceita como ciência social, então fundou a primeira escola francesa de sociologia e foi o primeiro professor universitário de Sociologia, em sua primeira aula falou sobre a solidariedade social. hoje é considerado um dos pais da sociologia moderna.
Durkheim tinha uma linha de pensamento baseada nas mudanças sociais partindo da afirmação que "os fatos sociais devem ser tratados como coisas".
Durante seu percurso teve o compromisso de dar as Ciências Sociais um caráter cientifico. Teve como base de sua teoria as influencias do positivismo representadas por Augusto Comte (1798-1857) e Saint-Simon (1760-1825), além da forte influencia das teorias de Charles Darwin e teorias biológicas.
Um dos focos de Durkheim era em como as sociedades poderiam manter a sua integridade e coerência na era moderna, quando as coisas como religião e etnia estavam tão dispersas e misturadas. A partir disto, ele procurou criar uma aproximação científica para os fenômenos sociais. Descobriu a existência e a qualidade de diferentes partes da sociedade, divididas pelas funções que exercem, mantendo o meio balanceado. Isto ficou conhecido como a teoria do Funcionalismo.
Foi autor de vários livros, dentre eles suas principais obras são: "Da divisão do trabalho social", publicada em 1893, 2 anos depois escreveu "Regras do método sociológico", mais dois anos e surgiu o famoso "O suicídio". Suas principais obras no seculo 20 foi "Sociedade e trabalho", em 1907, e cinco anos depois escreveu "As formas elementares de vida religiosa.
O filho de Durkheim, André, morre em combate, em dezembro de 1916. Após isso Durkheim cai em uma profunda tristeza e isso talvez explique sua morte precoce no ano seguinte. Hoje Durkheim encontra-se enterrado no cemitério de Montparnasse, em Paris.