Ciclo Economico do Brasil
FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO E ECONOMIA
ADMINISTRAÇÃO LFE COMÉRCIO EXTERIOR
DANIELA CORAZZI GAMA
EDUARDO LUCAS DE OLIVEIRA
GABRIELLA ABREU SILVA
LIZANDRA DA SILVA LIMA
RAMON DE ALMEIDA SANTOS
“ECONOMIA DO BRASIL:
DO PERIODO COLONIAL AO CICLO DO AÇÚCAR”
SÃO BERNARDO DO CAMPO
OUTUBRO DE 2013
DANIELA CORAZZI GAMA
EDUARDO LUCAS DE OLIVEIRA
GABRIELLA ABREU SILVA
LIZANDRA DA SILVA LIMA
RAMON DE ALMEIDA SANTOS
“ECONOMIA DO BRASIL
DO PERIODO COLONIAL AO CICLO DO AÇÚCAR”
Projeto Cientifico apresentado no curso de graduação ao Professor Marcelo Roque, da Universidade Metodista de São Paulo, Faculdade de Administração e Economia (FAE) Curso Administração LFE Comércio Exterior, Módulo Conjuntura Econômica e Mercado de Capitais.
SÃO BERNARDO DO CAMPO
OUTUBRO DE 2013
RESUMO
Os portugueses ao chegarem ao Brasil encontraram civilizações primitivas e um vasto território rico em matéria primas natural, e riquezas monetárias, devido a difícil catequização dos índios o trabalho forçado foi trazido em grande quantidade, e muito utilizado na extração, produção e na formação econômica do País.
Dentre as riquezas naturais exaltasse o cultivo em demanda do Pau Brasil, matéria prima que deu origem ao nome dessa Nação, também devido a sua coloração vermelha extraída do tronco tornou-se matéria principal para exportação.
A segunda mais importante atividade econômica a ser exportado pelo Brasil, foi à cana de açúcar, de grande importância no cenário econômico nacional, impactos positivos e negativos mostraram que o período da produção açucareira fez parte de um dos ciclos econômicos, que sempre teve momentos de aumento e perda. Com o crescimento das propriedades e dos senhores de engenho a concentração de renda aumentou simbolicamente.
As atividades de monocultura também tomam conta deste período que é considerado um dos mais importantes da história econômica do Brasil.