educaçao infantil
2013
Introdução
Um olhar para o desenho
Desde 2005 todos os profissionais da rede estão envolvidos em um programa de formação que visa melhoras a qualidade da educação por meio da atualização profissional e da discussão de proposta inovadora. Professores, coordenadores pedagógicos, gestores e equipe de apoio vem trabalhando para consolidar uma educação infantil de qualidade. A rede esta produzindo a parti das orientações curriculares, um material que é possível encontrar subsídios para alimentar as discussões nas EMEI e nos CEI, novos paradigmas para a educação infantil. O desenho e a escrita muitas vezes se mistura dentro das representações infantil, a crianças cria sua própria forma de representação e diferenciação entre o desenho e a escrita. Assim o desenho infantil pode ser considerado precursor da escrita, estronda diretamente relacionado ao processo de construção da escrita. Quando a criança entra na escola, uma nova fase de sua vida se inicia tudo o que ela mais quer e apreende..
Para as crianças o ato de desenha representa a exteriorização de uma ação pensava que por sua vez representa certa etapa da construção de seu pensamento o desenvolvimento do pensamento da criança esta ligado a capacidade representativa, a cada representação que a criança faz, o jogo simbólico e o desenho passam a ser uma necessidade, e é assim que elas vão se inserindo no processo de representação.
Segundo Jean Piaget( 1976) a capacidade de criação e inovação suipões construções efetivas e não simples representações fieis da realidade e classifica as etapas do desenho como:
1- Garatuja a criança apresenta extremo prazer nesta faze
2- Pré esquematismo: a criança já atribui significado ao que desenha.
3- Esquematismo: a criança descobre as relações de cor, objeto e começa a desenvolver a capacidade de se colocar no ponto de vista da outro.
4- Pseudo naturalismo ela é capaz de deduzir as conclusões de puras hipóteses e não somente através