oioi
A Medicina Nuclear é uma especialidade médica que aplica pequenas fontes de radiação ligadas a moléculas específicas, os radiofármacos, para estudar aspectos particulares do doente e da doença, realizando assim exames auxiliares de diagnóstico. Os radiofármacos, que têm emissão radioactiva, são absorvidos pelas células e detectados no exterior através de equipamentos especiais como a Câmara Gama ou o Tomógrafo PET/TC.
Objetivos: - Respeito escrupuloso pelo doente com atendimento humanitário, criterioso e centrado no doente; - Manter atualizada a oferta de procedimentos de diagnóstico e terapêutica no sentido de proporcionar a melhor e mais atual prestação de cuidados; - Manter o nível tecnológico e científico, particularmente no que respeita aos equipamentos, a par com as instituições internacionais de referência; - Formação contínua dos seus elementos, com participação ativa em ações de formação, cursos e congressos; - Participar em projetos de investigação básica e clínica sempre que solicitados os recursos do SMN; - Promover a celebração de protocolos com outras instituições para a realização de exames de diagnóstico e/ou terapêuticas.
Características:
Dispõe de uma equipa com médicos especialistas de medicina nuclear a tempo inteiro, cardiologistas dedicados aos exames de cardiologia nuclear, técnicos de medicina nuclear a tempo inteiro, auxiliar de ação médica, elementos de secretariado a tempo inteiro. Tipo de exames que realizam:
cintigrafia óssea – no caso de estudos de próteses, traumatismos, etc, pode ter interesse a realização de estudos de fase vascular; pode também ter interesse a realização de tomografia (SPECT) com TC para melhor localização de lesões. cintigrafia de perfusão miocárdica, angiografia de radionuclídeos de equilibrio – perfusão, viabilidade, função ventricular.
cintigrafia pulmonar - estudos de perfusão/ ventilaçãoessencialmente na detecção/exclusão de