oioi
Esta é definida como a “localização geográfica de uma operação relativamente aos recursos, a outras operações ou clientes com os quais a empresa interage”. (SLACK et al., 1996)
A escolha do local a se instalar uma indústria, loja, centro de distribuição ou setor dentro da empresa é uma decisão estratégica!
A tomada de decisão é certamente a atividades mais freqüente que encontramos dentro das empresas. Algumas dessas decisões são de grande relevância, outras nem tanto. A determinação da localização é certamente uma das escolhas que tem maior impacto nos resultados.
Determinar a localização de uma empresa nunca foi uma decisão simples para os administradores. Antes, a escolha da localização era feita baseada mais no subjetivismo do que em qualquer tipo de teoria objetiva.
Entretanto, há quase um século, a teoria sobre a localização das empresas vem recebendo grandes contribuições de diversos autores, tornando-a extremamente técnica, por exemplo, com a Teoria do Centro de Gravidade para instalações industriais únicas, ou o Método de Interação Espacial, para o mercado de varejo e de prestação de serviços.
Infelizmente, muitas dessas teorias acabaram focalizando-se exclusivamente em custos de transporte, distância entre os pontos de demanda e oferta, tamanho de mercados consumidores, entre outras variáveis, e acabaram deixando de lado outros fatores importantes, como infra-estrutura, facilidade de acesso a insumos e inovações, ambiente competitivo e cooperativo entre empresas, entre outros, fatores esses de extrema importância numa economia competitiva como a que vivemos atualmente.
A localização de uma operação afeta tanto sua capacidade de competir quanto outros aspectos, internos e externos gerando custos de transporte , falta de flexibilidade, falta de mão obra, acesso aos clientes , infra-estrutura adequada, distancia