Oficina Pedagógica - Nordeste: Sinônimo de diversidade cultural.
Tema: Nordeste, sinônimo de diversidade cultural
Mediadores: Renata dos Santos Cavalcanti
Tânia Cristina Ferreira de Macedo
Roseane Lima da Silva
Arderis Trajano
Arkilson Lima
Tempo de Duração: 2 Horas
Público Alvo: Turmas 8° e 9° do Ensino Fundamental
Apresentação: A oficina foi pensada com o intuito de apresentar aos alunos as percepções de povos de outras regiões acerca do Nordeste, qual a visão da classe discente em relação ao nossa região, estado e também a maneira com que a mesma compreende o outro através das diferenças culturais e étnicas. Perpassando ainda os pré-conceitos e preconceitos existentes nesse âmbito e como o próprio nordestino se vê diante de tantos conceitos produtores de inferioridades.
Objetivo Geral:
Trabalhar voltados para a busca de um entendimento que proporcione alguns porquês a cerca do Nordeste como alvo de tantos preconceitos, levando em consideração o espaço sociocultural, as questões étnicos-raciais e as figuras de linguagem. Explanando os motivos pelos quais o Nordeste é visto como inferior por povos de outras regiões, principalmente as regiões Sul e Sudeste.
Objetivos Específicos:
Levar o aluno a compreender o Nordeste enquanto região rica, enfatizando a sua cultura, a culinária, os pontos turísticos, os grandes nomes, a linguagem, a sua importância no decorrer de todo o processo histórico brasileiro, entre outros.
Chamar a atenção do aluno para a mídia e suas influências, para que os mesmos percebam até que ponto ela favorece ou desfavorece na construção do Nordeste enquanto imagem, analisando também a influência provocada pela mesma nos pessoas.
Notar o Nordeste enquanto construção e quebrar paradigmas de conceituações do próprio Nordeste, despertando o senso crítico e atentando para essa construção histórica. Por meio destes, será permitido ao corpo discente perceber o outro como um indivíduo fruto de construções imagéticas merecedor de respeito e igualdade, independentemente