Educação e diveridade
ANHANGUERA INSTITUCIONAL LTDA.
EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE
Professora: Myriam
Pedagogia Licenciatura 1º Semestre
Jacareí, 02 de abril de 2013
Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. Uma nova leitura das relações entre educação e cultura.
Cultura (do latim cultura, cultivar o solo, cuidar) é um termo com várias acepções, em diferentes níveis de profundidade e diferente especialidade. São práticas e ações sócias que seguem um padrão determinado no espaço/tempo.Se refere a crenças, comportamentos, valores, instituições, regras morais que permeiam e “preenchem” a sociedade. Explica e dá sentido a origem social, a identidade própria de um grupo humano em um território e num determinado período.
Diversidade cultural conforme são as diferenças culturais que existem entre o ser humano. Há vários tipos como: a linguagem, as danças, vestuário, religião(católico,evangélico, espírita,etc), cor da pele (branco,negro,pardo,amarelo,vermelho), nacionalidade(japoneses, brasileiros, alemães, etc) e outras tradições como a organização da sociedade. A cultura insere o indivíduo num meio social.
O termo diversidade corresponde à variedade e convivência de idéias, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.
Existem várias organizações internacionais que trabalham para proteger sociedades e culturas, incluindo a Survival International e a UNESCO. A Declaração Universal da UNESCO sobre a Diversidade Cultural, aprovada por 185 Estados-Membros em 2001, representa o primeiro instrumento de definição de padrão internacional destinado a preservar e promover a diversidade cultural e o diálogo intercultural.
No Brasil, os principais disseminadores da cultura foram os colonizadores europeus, a população indígena e os escravos africanos.Depois, os imigrantes italianos, japoneses, alemães, poloneses, árabes, entre outros, contrbuíram para a