Oea
A Organização dos Estados Americanos foi fundada a partir da assinatura de seu ato constitutivo (Carta da OEA) em Bogotá, Colômbia, no dia 30 de abril de 1948, pelos Estados Unidos da América junto a outros 20 países latino americanos. Seu objetivo era discutir assuntos de mútuo interesse e prestar auxílio uma a outra nação. A OEA entrou em vigor internacionalmente no ano de 1951, com o depósito de seu 14ª instrumento de ratificação. .
Teve sua gênese na primeira Conferencia Internacional dos Estados Americanos, que ocorreu em Washington, de outubro de 1989 a abril de 1890, com o propósito de discutir a adoção de um plano de arbitragem para a solução de controvérsias e também para a avaliação de questões relativas à melhora do comércio e comunicação entre as nações americanas. .
A OEA, Organização dos Estados Americanos, tem como princípio básico o respeito à soberania e à independência dos países do continente americano. Essa organização tem desenvolvido projetos para garantir a paz e a segurança continental, solucionar problemas políticos e econômicos, discutir ações para promover o desenvolvimento econômico e social, organizar ajuda humanitária em caso de catástrofes, entre outras ações.
A OEA foi fundada originariamente por 21 Estados e congrega hoje 35 Estados-membros, constituindo assim o principal fórum governamental, político, jurídico e social do ocidente.
Os Estados fundadores, que participaram de sua criação, são: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, República Dominicana, Equador, El Salvador, Estados Unidos, Guatemala, Haiti, Honduras, México, Nicarágua, Panamá, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela. E os Estados que incorporaram a organização foram: Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Dominicana, Granada, Guiana, Jamaica, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Saint Kitts e Nevis, Suriname e Trindade e Tobago.
A Carta da OEA, em seu artigo 4º, define como membro todos