OEA e o seu papel
Integração econômica.
A Organização dos Estados Americanos (OEA) desempenha um importante papel cumprir metas de promover o comércio e a integração econômica entre os países da América do Norte, Central, Sul e o Caribe. Durante a década passada, a OEA intensificou sua participação nos temas relacionados com a integração econômica e ocupa um papel cada vez mais ativo na função de aumentar as relações comerciais hemisféricas. O forte compromisso comum com o sistema democrático de governo e a eliminação das barreiras ao comércio está criando um novo sentimento de unidade entre os países das Américas. Esse espírito se manifestou na Cúpula das Américas em 1994, onde os líderes eleitos do Hemisfério propuseram uma série de iniciativas regionais, incluindo o esforço de se criar uma Área Livre de Comércio nas Américas.
César Gaviria, secretário geral, liderou a Organização dos Estados Americanos e respondeu afirmativamente aos mandados estabelecidos na Cúpula de 1994. Entre eles, se solicitou à OEA apoiar a iniciativa de promover prosperidade através da integração econômica e o livre comércio, o que foi possível em abril de 1995.
Agora vamos aprender um pouco mais sobre a OEA
Considerada a primeira organização regional do planeta, a OEA (Organização dos Estados Americanos) foi regulamentada em 1948. Entretanto, sua origem é de 1889, quando foi realizada, na cidade de Washington (capital dos Estados Unidos), a Primeira Conferência Internacional Americana, que ocorreu entre outubro de 1889 a abril de 1890. Nessa ocasião, foi formada a União Internacional das Repúblicas Americanas.
Essa organização internacional tem como objetivo, conforme o Artigo 1° da sua Carta, o estabelecimento de “uma ordem de paz e de justiça, para promover a solidariedade, intensificar sua colaboração e defender sua soberania, sua integridade territorial e sua independência”.
A Organização dos Estados Americanos tem como princípio