A Atuação do Brasil na OEA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Marco Teórico: A Atuação do Brasil na Organização dos Estados Americanos
BOA VISTA-RR
2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE RORAIMA
CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS
COORDENAÇÃO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
JUNIARLIS DE SOUSA BRITO
Marco Teórico: A Atuação do Brasil na Organização dos Estados Americanos
Trabalho elaborado para obtenção de nota na disciplina de Teoria das Relações Internacionais II, no Curso Bacharelado em Relações Internacionais, na Universidade Federal de Roraima.
Orientador: Profº Alexandre Pinho
BOA VISTA-RR
2013
1. Teorias
1.1. Construtivismo
Construtivismo é a ideia de que nada está terminado e de que, especificamente, o conhecimento não é determinado como algo terminado. Ele é formado pela interação do Indivíduo com o meio físico e social, com o simbolismo humano, com o mundo das relações sociais; e é composto por força de sua ação e não por qualquer domínio prévio de modo hereditário ou pelo meio, de tal forma que podemos afirmar que antes da não existe psiquismo nem consciência e, muito menos, pensamento.
Construtivismo de uma ideia, ou melhor dizendo, uma teoria, um modo de ser do conhecimento ou um movimento do pensamento que desponta da evolução das ciências e da Filosofia dos últimos séculos. Uma teoria que nos permite interpretar o mundo em que vivemos. No caso de Piaget (fundador do Construtivismo), o mundo do conhecimento: sua gênese e seu desenvolvimento. Construtivismo não é metodologia, nem prática, não é uma técnica de ensino, nem uma forma de aprendizagem, não é um projeto escolar, trata-se de uma teoria que permite (re)interpretar todos esses parâmetros, nos levando para dentro do movimento da História da Humanidade e do Universo. Para Piaget, só há sentido na quando há coincidência com o processo de desenvolvimento, com o movimento das estruturas da