ATPS AUDITORIA
Ciências Contábeis – Bacharelado
8º semestre
AUDITORIA
Deison Carmo Alves dos santos RA. 374100
Gilberto Souza Silva RA. 402081
Wesley Santana Ladislau RA. 397683
Professora Especialista: Carmem Martins Régis
Tutor Presencial: Kleber Lobo
Belém - PA
Sumário
INTODUÇÃO 3
ETAPA 1 4
ETAPA 2 7
ETAPA 3 10
ETAPA 4 12
Resumo 15
Conclusão 17
Referências Bibliográficas 18
INTODUÇÃO
A auditoria contábil compreende o exame de documentos, livros contábeis, registros, além de realização de inspeções e obtenção de informações de fontes internas e externas, tudo relacionado com o controle do patrimônio da entidade auditada.
A auditoria tem por objetivo averiguar os registros contábeis e a demonstrações contábeis no que se refere aos eventos que alteram o patrimônio e a representação desse patrimônio. Para que possa ter uma segurança razoável (segurança razoável na auditoria é uma segurança grande) que naquelas demonstrações não existam distorções materiais.
Além de ser uma técnica contábil, a auditoria também pode ser entendida como um ramo da Contabilidade.
O objeto da auditoria se resume no conjunto dos elementos de controle do patrimônio, quais sejam os registros contábeis, documentos que comprovem esses registros e os atos administrativos. Fatos não registrados documentalmente também é objeto da auditoria uma vez que tais fatos podem ser relatados por indivíduos que executam atividades relacionadas ao patrimônio auditado.
ETAPA 1
A auditoria consiste em um exame cuidadoso, sistemático e independente, cujo objetivo seja averiguar se as atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente.
A auditoria compreende o exame de documentos, livros, registros, inspeções, obtenção de informações e confirmações, internas e externas, relacionadas com o controle do patrimônio.
Obrigatória no