obtenção de fogo
6 FOGO
6.1 VÁRIOS MEIOS DE
OBTÊ-LO
6.1.1 GENERALIDADES
Você necessitará do fogo para se aquecer, para se manter enxuto, para sinalizar, para cozinhar e para purificar a água pela fervura. Não despreze os conselhos que se seguem, todos baseados em v elha experiência e de valor comprovado.
Não faça uma fogueira grande demais. As fogueiras pequenas exigem menos combustível e são mais fáceis de controlar; além do que, o seu calor pode ser concentrado. No tempo frio, pequenas fogueiras dispostas em círculo, em volta de um individuo, produzem muito melhor efeito do que uma só e grande fogueira.
6.1.2 A PREPARAÇAO DO LOCAL PARA O FOGO
Prepare o local para a sua fogueira, com cuidado. Limpe a pequena de folhas, raminhos, gravetos, musgo e capim seco, a fim de não estabelecer um incêndio geral na floresta. Se o chão estiver seco, raspe tudo até chegar à terra pura.
Se a fogueira tiver de ser acesa sobre terra molhada, arme-a sobre uma plataforma de toros ou de pedras chatas. (Fig. 6a).
FIG 6a
Métodos para fazer fogueira
http://www.ouronegro.cjb.net
A fim de conseguir o máximo de calor e de proteger o fogo contra o vento, arme a fogueira junto a uma muralha ou grande rocha ou próximo a um muro (parapeito) feito de troncos, obstáculos estes, que servirão de refletores do calor, para o seu abrigo. O fogo para cozinhar deverá ser protegido por troncos ou pedras, não somente para concentrar o calor como também para prover apoio à panela (ou vasilha improvisada, qualquer) .
(Fig. 6b).
FIG 6b
Fogueira protegida por obstáculo
2.1.3 COMO ACENDER O FOGO E O USO DO COMBUSTÍVEL
A maior parte dos combustíveis não se inflama ao contato direto de um fósforo aceso. Para iniciar a sua fogueira, você precisará de material facilmente inflamável. Eis alguns materiais de fácil ignição: gravetos finos e bem secos, casca de casca de árvore, bem seca, folhas de palmeira, raminhos secos, musgo solto, que se encontra no chão,