Atletismo - Corrida
Corrida com ênfase em
Velocidade
Sumário
Corridas
Tipos de corrida
Provas de Velocidade
Provas com Obstáculos
Provas de Meio-Fundo
Provas de Fundo
O Bastão
Maratona
Provas Olímpicas de Corrida
Categoria masculina
Categoria feminina
Atletismo indoor
Modalidades Combinadas
O Vento
Medidas oficiais de uma pista de atletismo
Corridas de Velocidade
Regulamento específico
Determinantes técnicas na corrida de velocidade
Partida
Aos seus lugares
Prontos
Sinal de partida
Desenvolvimento da corrida
Fase de aceleração
Fase de manutenção da velocidade máxima
Fase de Desaceleração
Chegada
Técnicas de Passada na Corrida de Velocidade
Dicas de Treinos
Dicas de Competição
Bibliografia
Corridas
As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.
Considerando a distância, as corridas dividem-se em curta distância (tiro rápido), que nas competições oficiais vão até os 400 metros; média distância (800 metros e 1500 metros); e longa distância (5000 metros ou mais, chegando até às ultramaratonas de 100 quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocadas no percurso.
Nas corridas de curta distância, a explosão muscular na largada é determinante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de saída (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão (posição de quatro apoios). São frequentes as queimadas, quando o atleta sai antes do tiro de largada, que é o sinal dado para começar a prova. Nas provas mais longas a largada não tem um papel tão decisivo, e os atletas costumam sair para a corrida em uma posição mais natural, em pé.