a guerra do fogo
Conversa com os alunos sobre os conhecimentos que possuem e o que querem aprender a respeito do surgimento do homem e da escrita:
- Como surgiu o homem?
- Como ele era chamado?
- Onde vivia/morava?
- De que se alimentava?
- Como conseguia os alimentos?
- Como se vestia?
- O que fazia/trabalho?
- Como se comunicavam?
Todas as respostas deverão ser registradas e anexadas no mural da sala, para no final do estudo ser confrontadas com os conhecimentos adquiridos.
2º-MOMENTO - Narração e descrição de acontecimentos históricos.
- Leitura e compreensão de textos.
O período Paleolítico (também conhecido como Idade da pedra lascada) da pré-história é representado no filme “A guerra do fogo”. O filme se passa há 80.000 anos e, nesta época, as primeiras espécies de hominídeos viviam em cavernas devido às baixas temperaturas decorrentes do período glacial e também para proteção contra ataques de animais selvagens.
A principal característica desse período é a produção e utilização, pela primeira vez, do fogo. E é o fogo o elemento central da história deste filme. O grupo Ivaka, mais desenvolvido, dominava a técnica de fazê-lo, enquanto os demais grupos cultuavam e tratavam-no como objeto sobrenatural, provocando desta forma um intenso conflito para a sua aquisição, devido aos benefícios que esta descoberta proporcionava.
São mostrados no filme quatro diferentes grupos de hominídeos. A primeira tribo, dos Ulam, composta de hominídeos mais primitivos, é surpreendida por um ataque para a obtenção do fogo da tribo dosWagabou (pouco evoluída e quase não se diferencia dos macacos devido aos seus corpos cobertos de pelos e por não possuir expressão de linguagem).
A tribo Ulam sai vencedora, mas, posteriormente tem seu fogo apagado e os personagens de Noah, Gaw e Amoukar saem em uma jornada para conseguir outra chama e realimentar seu fogo perdido.
Durante o percurso, entram em conflito com a tribo