Obsolescência Programada
Artigo Cientifico: Obsolescência Programada
Participantes: Carlos Marx Santos Siqueira Fernando Augusto OrtriwanoRESUMO
A obsolescência programada é uma politica de "descartalização" implementada por grandes setores industriais nos países capitalistas que possui os primeiros registros de ocorrência na década de 1920. Basicamente trata-se de uma estratégia de mercado que visa a redução antecipada da durabilidade de um produto ou dos seus componentes de modo a forçar sua troca prematura.
Do inicio do século ate os dias atuais essa politica ampliou-se a diversos setores industriais e indiscriminadamente vem exaurindo os recursos naturais do planeta. Dada à importância que este tema possui no futuro da economia e desenvolvimento da maioria dos países, o presente artigo desenvolverá um estudo, de uma forma abrangente e inicial, traçando um perfil histórico deste fenômeno e o impacto econômico social que vem causando ao longo dos anos. A fim de trazer subsídios para a relevância da solução deste problema também será apresentado um estudo de caso onde é detectado tal politica de obsolescência e a solução mais adequada ao mesmo tanto no aspecto econômico como socioambiental.
Palavras chaves: obsolescência, recursos, durabilidade.
1 – INTRODUÇÃO
Os primeiros registros conhecidos sobre o aparecimento da obsolescência programada ocorreram por volta de 1925 segundo (Leonard, 2010) as grandes indústrias do inicio do século XX depararam-se com um grande dilema econômico no qual surgiram duas opções: ou incentivo ao aumento o consumo ou redução da produção. Diante deste cenário, os líderes empresariais e políticos optaram pelo aumento do consumo e uma das estratégias que as empresas desenvolveram para atingir essa meta foi a obsolescência programada.
As lâmpadas foram os primeiros produtos onde a politica de obsolescência planejada foi utilizada. Em meados de 1924, um cartel mundial foi formado pelas indústrias