Obsolescência programada
Nesse artigo estudaremos o tema “Obsolescência Programada”, recuperando, por meio de diversas pesquisas, sua história, seu desenvolvimento, e seu papel na sociedade atual. O objetivo maior deste trabalho é a conscientização sobre a disponibilidade dos recursos naturais (impactos ambientais), na sociedade e na economia, a fim demonstrar os seus efeitos. Compreender criticamente o fenômeno da “obsolescência programada” oferecendo ao individuo a uma nova perspectiva, como consumidor e como ser humano, resultando em mudanças que refletem em toda a sociedade.
Palavras-chave: Obsolescência Programada - Consumismo – Capitalismo – Poluição
Abstract
This paper aims to study the so called “Planned Obsolescence”, its history, progress and function in modern society. The main goal of this research is to aware about the availability of natural resources (environmental impacts), in society and economy, in order to show its effects. Critically understanding the phenomenon of the “Planned Obsolescence”, offering to people, both as consumers and human beings, a new perspective on the issue, resulting changes which reflects in society as a whole.
Key words: Planned Obsolescence – Consumerism – Capitalism - Pollution
Introdução
Atualmente, um dos processos econômicos que vêm afetando a população mundial é a chamada Obsolescência Programada, sendo que somente uma pequena parcela da sociedade conhece e entende esse termo, mesmo estando ele presente em grande parte do dia-a-dia de toda a população.
O que seria então a Obsolescência Programada? Ela acontece quando um produto lançado no mercado é produzido intencionalmente para não durar ou durar bem menos do que deveria, numa manipulação previamente articulada, que é conduzida na criação inicial do produto.
1. A História da Obsolescência Programada
Pode-se considerar que a Obsolescência Programada surgiu por volta da década de 1920, por meio da ação presidencial da empresa automobilística General Motors, cujo