Observações de reações químicas
Centro de Ciências e Tecnologia – CCT
Curso de Licenciatura Plena em Química
Disciplina de Química Geral II
Professor: Rui Kleber
Prática de Laboratório nº 1
Observação de Reações Químicas
Aluno: João Felipe da Silva Barros
Matrícula: 1161412
Setembro de 2012
Sumário
Introdução3
Objetivos4
Materiais utilizados4
Metodologia5
Resultados e discussões6
Conclusão7
Referências bibliográficas7
1. Introdução
Uma reação química é simbolicamente representada através de uma equação química que descreve a reação através de fórmulas químicas.
Para deduzir se houve uma reação química, pode ser utilizada apenas a percepção,tendo-se nesse caso uma avaliação qualitativa. Porém, é possível analisar propriedades mensuráveis do sistema (medidas físicas de volume, pH, condutividade, absortividade, corrente elétrica, etc.), efetuando-se uma avaliação quantitativa, normalmente realizada por métodos instrumentais.
A identificação de muitas reações químicas pode ser feita através dos órgão dos sentidos: visão ( mudança de cor, desprendimento de gases, formação de precipitados), pelo tato (transferência de calor) e olfato (alteração do odor).
* Mudança de cor : deve ser considerada apenas mudança de cor devido à formação de uma nova substância. Mudança de cor devido a processos de diluição ou a combinação de cores de soluções não são indicativas de reações químicas. * Liberação de gases: observado quando há formação de produtos gasosos, por exemplo CO2 ou O2. * Formação de precipitado: precipitado é um produto sólido pouco solúvel que se forma quando a quantidade produzida ultrapassar sua solubilidade no solvente. * Transferência de calor: muitas reações químicas são caracterizadas por alterações de temperatura. Quando há liberação de calor com consequente aumento de temperatura, a reação é denominada de reação exotérmica. Se durante o processamento da reação ocorrer absorção de